segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Receita de Baba ao Rhum - História do Baba

Savarin é um releitura feita pelo franceses da tradicionalíssima receita de Baba ao Rum. O que muda mesmo é a forma.
Mas qual é a história do Baba?
Na história da baba começa com um rei: Stanisław Leszczyński,, rei da Polônia 1704-1735.
Sstanislaw tornou-se rei com menos de 30 anos, graças ao apoio de Carlos XII da Suécia. Alguns anos mais tarde (era 1735) Pedro, o Grande, Czar de Todas as Rússias, provou ser muito maior do que o rei sueco e e seu aliado polaco. Juntamente c Prússia e a Áustria, derrotou-os na guerra . Stanislaw no entanto, não foi um qualquer. Ele foi sogro de Luís XV de França, que havia se casado com sua filha Mary. Por esta razão, depois de ser destronado pelos Russos, como consolo deu-lhe o ducado de Lorraine. Ele não estava muito feliz, mas ele se adaptou.
Privado do Reino da Polônia, e forçado a uma corte pequena, Stani estava entediado. Tinha muito tempo livre e se cercou de filósofos e cientistas, começando a estudar. Estudos que o levaram a desenvolver um projeto de integração européia: a primeira versão da UE, na memória viva.
No papel, o projeto foi magnífico, mas o antigo monarca sabia que não tinha chance de implementá-lo: ele estava sem uma coroa, e, portanto, sem qualquer peso.
Isso o deixou muito deprimido. Para combater a depressão, Stanislaw precisava comer doces todos os dias. Agradá-lo, no entanto, não foi fácil: em  Lorraine os confeiteiros estavam constantemente quebrando a cabeça para preparar algo novo.
Mas eles não tinham muita imaginação, e assim por dois ou três dias o x-rei foi servido com "Kugelhupf", um doce típico daquela região, feito de farinha, manteiga, açúcar, ovos e passas. A mistura foi adicionado fermento de padeiro, até a massa ficar macia e esponjosa. Era difícil engolir. Não que ele fosse ruim, mas era, tipo, um pouco desprovido de personalidade. Além disso, era seco, mas tão seco que amarrava o paladar. E ele não gostava mesmo quando a molhava com um vinho de açúcar molho Madeira, e especiarias.
Muitas vezes nem sequer a provava.
Então ele voltou para os seus planos para um mundo mais justo, sem vencedores ou perdedores.
Em suma, Stanislaw Leszczynski estava vivendo em uma prisão: de ouro, mas ainda uma prisão. É portanto compreensível que às vezes, para não pensar sobre o passado, que o deixava triste, e no futuro, que o assustava, começou a beber além da conta.
Fiel a seus ideais de igualdade, bebeu tudo: começando com os vinhos do Meuse e Moselle, orgulho Lorraine. Mas porque essas partes são longos invernos, frios e com neve, muitas vezes, ele precisava de algo mais forte. E ele tinha encontrado: era o rum, destilado derivado do açúcar de cana importado das Índias Ocidentais. Foi bom, foi difícil, e por isso foi exatamente o que queria.
Um dia, Sstanislaw, que já tinha entornado vários copos de rum, percebeu que tinha um grande desejo de um bom bolo. Algo realmente especial. Então, quando seu mordomo lhe ofereceu um Kugelhupf. Com raiva deu um tapa no prato e jogou o bolo longe. O prato terminou sua corrida contra a garrafa de rum e a derramou. Antes que alguém pudesse intervir para recuperar a bebida ela havia encharcado completamente o até então extra-seco Kugelhupf.
O olhar carrancudo ainda de Stanislaw teve lugar uma extraordinária metamorfose: a massa do insípido Sweet Lorraine, geralmente de cor amarelada, rapidamente assumiu um tom morno, âmbar e um aroma inebriante começaram a se espalhar ao redor.
Na sala de jantar, houve um silêncio profundo. Stanislaw sob o olhar atônito dos servos, levantou a colher de ouro e pega um pedaço deste híbrido que havia se materializado diante dos seus olhos, e levou-o para boca.
Este foi um dia memorável para a humanidade.  Ele batizou sua criação em homenagem a Ali Baba, protagonista de "as Mil e uma Noites", livro que o rei gostava de ler e reler durante sua longa estadia em Lorraine.A baba de Lorraine foi para Paris, a confeitaria Sthorer onde muitos o conheceram e apreciaram-lo. Mais tarde foi levado para Nápoles, onde ele tomou a forma final muito característica (de um cogumelo)  e foram  servidos à nobreza napolitana, incorporando-se a culinária e tornando-se a sobremesa símbolo de Nápoles.
A primeira vez que provei o Baba foi em um reveillon em casa. Foi levado por tia Carlota Szuster, judia russa e amante da boa culinária. Foi feito em forma de bolo alta com buraco no centro, tipicas que usamos para o bolo de Fubá.

Receita da Tia Carlota

 massa de fermento
  • 1 tablete de fermento fresco
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1/2 copo de água morna
  • misture tudo e deixe descansar por 1 hora
Massa:
  • 250g de farinha de trigo
  • 3 ovos inteiros
  • 100g de manteiga derretida
  • 2 colheres de sopa de açúcar
Preparo:  MIsture primeiro a massa de fermento com a farinha e o açúcar, Acrescente os ovos e por último a manteiga derretida em temperatura ambiente. Mexa muito bem toda a massa e leve a uma forma untada para descansar até dobrar de tamanho. Asse como bolo até dourar.
Calda: 3 xícaras de açúcar, 2 xícaras de água, deixe ferver por 5 minutos. Desligue e fora do forno acrescente 1 1/2 copo de rum.
Jogue a calda sobre o bolo recém saído do forno.
Desenformar depois de frio.
Pode ser guarnecido com damascos, frutas vermelhas em calda, geleias ou fios de ovos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário